Corpo e Mente

A DEPRESSÃO NA VISÃO DA MEDICINA FUNCIONAL INTEGRATIVA

 

A depressão tem sido chamada como a doença do Século XXI. Só que, está sendo tratada de uma maneira errada. Ou seja, com antidepressivos que, além de não curar a doença, faz apenas mascarar os seus sintomas e sinais.

Tudo isso porque não se vê o paciente como um todo. Vê-se apenas o paciente em partes. Trata-se as consequências e não as causas.

É preciso ver o paciente de uma forma Holística (Visão Geral e Completa). É ver e examinar o Paciente Doente( o terreno) e não a Doença do Paciente.

Vejam o vídeo abaixo explicado de um modo resumido, porém bem explicado, sobre a nossa visão da Depressão na Medicina Funcional Integrativa. 

ESSENCIAL X FUNDAMENTAL

 

Vejam essa entrevista maravilhosa com o Professor da USP Mário Cortela (Filósofo). Simplesmente perfeito.

O que é mais importante na vida para você? Veja o vídeo abaixo.

 

DIFICULDADE EM MUDAR

 

Mudanças fazem parte da vida e, nós tendemos a ficar na ZONA DE CONFORTO. Saiba porque é tão difícil de mudar, com o Prof. Pedro Calabrez, no vídeo abaixo.

O QUE EU ESTOU FAZENDO DE MIM

 

Palestra sensacional do Prof. Leandro Karnal. Vejam o vídeo abaixo.

ARTIGOS DIVERSOS

 

 

A Cura Quântica.pdf (1,6 MB)  Dr. Deepak Chopra
A Física da Alma.pdf (2,3 MB) Dr. Amit Goswami

LIVROS EM PDF SOBRE CORPO E MENTE

 

 

 

O Prof. Chris Almeida tem um site com diversos cursos interessantes e baratos, em arquivo pdf, que vale a pena dar uma olhada.

Ela trabalha muito com o PODER DA MENTE influenciando as nossas vidas.

Segue o link abaixo da loja dele. 

lojafacil.net/85

REIKI

 

 

Saibam mais sobre esta técnica de cura com energia.

www.mundo-natural.net/news/reiki/

gabrielreisstein.com.br/

 

OBS: O REIKI AGORA FAZ PARTE DA LISTA DE PROCEDIMENTOS DO SUS

 

PSICONEUROIMUNOENDOCRINOLOGIA

 

Essa nova ciência estuda os efeitos da mente sobre os sistemas neurológico, imunológico e endocrinológico.

É sabido que alterações na forma de pensar e consequentemente, as alterações comportamentais, afetam a nossa saúde física. Seja com distúrbios neurológicos, como a ansiedade, depressão; seja baixando a imunidade e alterando os nossos hormônios.

A Física Quântica com seus avanços no campo da Ciência, veio para revolucionar o nosso mundo material e dos nossos pensamentos.

Surgiu assim, a Medicina Quântica que, muito estuda sobre a relação mente-corpo.

Segundo o Órgão Máximo da Saúde neste planeta, a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de Saúde é:

" O bem-estar FÍSICO, MENTAL e SOCIAL", demonstrando e ratificando assim, os conceitos da PSICONEUROIMUNOENDOCRINOLOGIA.

Ou seja, o bem-estar do corpo, da mente e dos nossos relacionamentos e meios de subsistências (SOCIAL).

 

                            

 

Tem sido observado que, técnicas como: Meditação, Reiki, Qi Gong (Chi Kung), Tai Chi Chuan e Ioga, melhoram e muitas vezes, curam doenças físicas e mentais, pois essas técnicas trabalham com energias, e como nós seres humanos, somos feitos de matéria e energia, uma influenciando na outra, segundo conceitos Quânticos, a tendência é que se observe processos de cura.

Veja mais na aba Novidades, neste site.

O SOCIAL

 

Quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o SOCIAL, como o terceiro elemento do tripé: Corpo-Mente-Social, como visto na figura acima, a OMS entendeu, da sua grande importância no conceito da Saúde. Há anos atrás, a OMS somente descrevia a saúde como o bem-estar físico e mental. Devido aos novos conceitos surgidos nos campos das ciências, foi observado a grande importância da parte social, no conceito da saúde.

O que se entende por SOCIAL? Entende-se como relacionamentos inter-pessoais, amizades e situação financeira equilibrada. Pois, sabemos que uma pessoa com poucos relacionamentos, sem amizades e/ou com a vida financeira desequilibrada, não poderá estar com a MENTE tranquila. E estando a mente não tranquila, irá repercutir no seu corpo (como diz o aforisma: mens sana, corporis sanum). daí a importância do social na psiconeuroimunoendocrinologia.

Relacionamentos: O grande filósofo grego Epicuro, já falava sobre a importância dos relacionamentos e das amizades. O ser humano é um ser social, ou seja, tem a necessidade em se relacionar. Haja vista , um mundo como o nosso, com tanta individualiade e egoísmo, não é a toa que tenhamos tantos problemas psicológicos, com a ansiedade, fobias e depressão. Vejam e baixem esse artigo sobre Epicuro e a amizade.

Amizade de Epicuro.pdf (4649830)

Situação Financeira: A crise financeira em que passa o nosso planeta, reflete-se em nossas vidas, como baixos salários, perdas de empregos e com muitas pessoas sem condições de se manterem na vida, ou seja, com dificuldades na sua SOBREVIVÊNCIA.

Existiu um psicólogo nos Estados Unidos da América, nos idos de 1908, chamado de MASLOW. Abraham Harold MASLOW, criou uma hierarquia das necessidades humanas. Na primeira linha existia as necessidades básicas como se alimentar e se vestir, Vejam abaixo:

 

 

Como ocorre na falta de relacionamentos, a falta de recursos financeiros abala muito a mente humana e pelo stress em que a pessoa atravessa essa fase, cai a sua imunidade e começa a alterar também os seus hormônios, levando à perda de sua saúde. Sabemos que o mundo atual atravessa por muitos problemas financeiros, principalmente o nosso País, no qual as pessoas tentam sobreviver de qualquer forma. Acho que o ideal seria que as pessoas tivessem uma boa renda financeira para também se sentirem apaziguadas e conseguissem ter uma boa noite de sono e, viver uma vida sem preocupações financeiras.

Muitas vezes também, é devido à falta de EDUCAÇÃO FINANCEIRA que, infelizmente não é ensinado nas escolas e nem tampouco pela maioria dos pais.

Como diz o grande pesquisador em finanças e empresário ROBERT KYIOSAK em seu livro, O Negócio do Século XXI: " Sei que a desigualdade financeira no mundo é uma das causas principais da guerra. Enquanto o fosso entre ricos e pobres continuar se alargando, será difícil criar condições de paz"

Ao dizer isso, ele estava, em seu livro citado, defendendo um sistema de negócio, que ele afirma o melhor negócio deste século, de baixo custo, para as pessoas sairem do vermelho e terem uma renda financeira, em que não se teria mais preocupações com isto. Vivendo e tendo assim, mais tempo para fazer o que realmente gosta, sem se preocupar com a questão financeira.

Seria isso muito interessante. Li o livro e achei muito interessante a sua proposta. Se tiver alguém interessado neste assunto, favor me procurar por e-mail:

oftalmo1966@yahoo.com.br OU dagoberto@mundo-natural.net