Qi Gong (Chi Kung)

24/08/2013 11:02

 

  

 

               

 

Em meados de 502 - 507 D.C., durante a dinastia de Ling, devido ao adoecimento de vários monges por causa de longas horas de meditação, surgiu o Yin Jin Jing (Qi Gong dos músculos e tendões). Em seguida o método "oito peças de brocardo" (Baduanjin) foi inventado com o objetivo principal de fortalecer a saúde dos soldados, acreditando-se também que foi nessa altura (1271) que surgiu o Tai Chi Chuan.

O Qi Gong ao longo dos tempos foi-se desenvolvendo e adquirindo importância que tinha como direito. Hoje em dia, a sua prática tem ultrapassado as fronteiras da China, tornando-se objeto de estudo em diversos países.

No Japão esse método é utilizado nas escolas, com o objetivo de melhoramento do aproveitamento intelectual dos alunos, como em fábricas, buscando o aumento da produtividade e o senso de coletividade entre os trabalhadores. Desta forma conseguimos ver que esta prática pode atuar em diversos campos alcançando objetivos diversificados.

 

Objetivos do Qi Gong

 

É possível tonificar os músculos, fortalecer os ossos, atuar sobre os órgãos internos, melhorar a postura e o equilíbrio. É capaz de atuar sobre a flexibilidade e desenvolver a coordenação possibilitando as pessoas de aplicá-las nas tarefas do dia-a-dia. A nível fisiológico equilibra a pressão arterial, aumenta a capacidade respiratória, melhora a imunidade, as funções digestivas e consegue diminuir a frequência cardíaca e repouso.

A nível emocional o Qi Gong traz benefícios cientificamente comprovados na medida em que a prática induz efeitos de melhoramento da ansiedade, a raiva, a depressão e o medo, aumento da sensação de felicidade, vitalidade e paz.

Esses efeitos acontecem devido a atuação no Sistema Nervoso Central e pela liberação de "neurotransmissores da alegria" como a serotonina, dopamina e diminuição na liberação de "neurotransmissores de tensão" como é o caso da adrenalina.

A nível emocional a prática induz clareza de pensamentos, melhoria na capacidade de planejamento, e memória e a nível espiritual o Qi Gong é uma ótima ferramenta que abre portas para a compreensão de quem somos de verdade.

Na verdade, a prática de Qi Gong tem seus efeitos, contudo estes devem ser planejados e aplicados de uma forma correta de acordo com os objetivos previamente estabelecidos.

 

 

 



 

Voltar